Cifra Club

A história do ritmo salsa: das origens até a atualidade

Conheça tudo sobre as origens, o significado e os principais representantes da salsa!

Hoje vamos falar sobre um gênero musical que unifica e identifica latinos em todo o mundo. Nesse sentido, preparamos para você um guia especial sobre a origem e a história da salsa!

O percussionista Mongo Santamaría tocando uma dupla de congas sorrindo
Mongo Santamaría é um dos mais importantes percussionistas da música caribenha (Foto: Highresaudio)

Assim, você irá descobrir, da criação até os tempos atuais, tudo a respeito deste ritmo tão especial para os caribenhos e centro-americanos – ainda que existam também sul-americanos e norte-americanos salseiros.

Então, vem com a gente!

Qual é a origem da salsa?

Primeiramente, precisamos dizer aqui que a salsa, como gênero musical, não existe. “Como assim?” Quando falamos de salsa, estamos falando de vários estilos musicais, especialmente gêneros cubanos e afro-cubanos, que foram introduzidos lentamente nos Estados Unidos a partir dos anos 60.

A música cubana que deu origem aos estilos que compõem o que chamamos de salsa é uma fusão de elementos nativos americanos com sons que chegaram com a colonização espanhola no século XVI.

A aparição da musicalidade dos africanos que foram escravizados somou, além de melodias e ritmos, instrumentos novos – principalmente instrumentos de percussão. Sendo assim, eles se fundiram a outros instrumentos latino-americanos já muito usados no Caribe.

Assim, dessa mistura de elementos, nasceu uma variedade de gêneros que até hoje se escuta, como o Son Cubano, Guaracha, Cha Cha Cha, Mambo, entre outros.

Essa combinação e seus derivados é o que hoje conhecemos como o conjunto de gêneros musicais que se englobam no termo “salsa”.

Por que a salsa recebeu esse nome?

Não está clara qual é exatamente a origem do termo para denominar este conjunto de ritmos, mas existem algumas hipóteses.

Uma delas vincula o nome do gênero musical com o Conjunto Los Salseros. Isso porque começaram a chamar as músicas do grupo de salsa quando tocavam na rádio ou em shows.

Outra possibilidade é de que Ignacio Piñeiro e sua música Échale Salsita foram os disseminadores do termo.

Porém, a hipótese que tem mais consenso é a que conta a história da gravadora Fania Records. A empresa tinha como objetivo englobar todos esses gêneros sob um denominador comum, para que pudessem ser comercializados.

Assim, a salsa surge como uma palavra que remete ao movimento e à energia, e também ao conjunto de gêneros que a compõem.

Fania All-Stars

Quem deu forma e estabeleceu o conceito da salsa foi o Fania All-Stars, grupo musical cheio de figuras importantes e fruto da gravadora Fania Records.

Nesse sentido, se juntaram ali grandes estrelas das músicas cubana e porto-riquenha. Isso permitiu também reunir muitos gêneros musicais em um só espaço de criação.

A partir do sucesso do Fania All-Stars e dos artistas do selo, a salsa acabou tomando forma e tendo um enorme crescimento comercial. Como resultado, ela se expandiu por todo o mundo, alcançando Europa, África e Ásia.

Pela gravadora, já passaram nomes como:


Além disso, tiveram também artistas convidados. Por exemplo, Celia Cruz, Tito Puente, e Eddie Palmieri.

Quais são os ritmos da salsa?

São vários os ritmos e gêneros que compõem a chamada salsa. Entre eles, os mais conhecidos são o Son Montuno, o Cha Cha Cha, o Danzón, o Mambo, a Bomba e a Plena.

Esses estilos são derivados da fusão da música originária cubana, elementos da imigração espanhola e ritmos afro-caribenhos.

Porém, com o tempo, se incorporaram elementos que chegaram de Porto Rico e também da República Dominicana, criando uma grande diversidade de ritmos e padrões musicais.

Em paralelo à música afro-cubana, também acabaram se misturando a música afro-americana e o jazz, o que deu origem ao que primeiramente se chamou Cubop. Logo, derivou-se nos mais conhecidos Afro Cuban Jazz ou Latin Jazz, que combina elementos da salsa e do jazz dos Estados Unidos.

Neste clássico da banda Irakere, é possível escutar os elementos de todas as influências: a percussão e a rítmica da salsa, melodias espanholas e harmonias provenientes do jazz. Confira:

Evolução e transformação da salsa

Cada vez mais ouvintes estão consumindo a música latina. Além disso, desde o seu nascimento e esplendor, a salsa não parou de crescer em todo o mundo.

As décadas de 80 e 90 foram muito frutíferas para o gênero. Passaram por elas artistas que encheram estádios inteiros e venderam milhões de discos, como é o caso de Celia Cruz e Marc Anthony.

Outro exemplo é a famosa Miami Sound Machine, que é considerada uma banda de pop latino por excelência e que incorporou muitos elementos combinados à salsa.

Aliás, o grupo contava com a cantora Gloria Estefan nos vocais. Posteriormente, a artista investiu em sua carreira solo e lançou o álbum Mi Tierra, onde encontramos todos os ritmos cubanos que compõem a lista da salsa.

A salsa na atualidade

Atualmente, a salsa é o gênero mais escutado em muitos países da América Latina. Inclusive naqueles que a incorporaram mais tarde, como é o caso do Peru.

Ademais, em países como Espanha e Japão, a salsa só cresce. Projetos como Buena Vista Social Club ressaltam a música cubana a partir de suas origens e dão um novo empurrão à salsa mais tradicional no mercado musical.

Também apareceram novas fusões, como a mistura de música eletrônica, do rap e do trap. Assim, a salsa segue fiel à sua essência: criar novos horizontes sonoros e cultivar novos encontros musicais.

A música Despechá, da Rosalía, nos mostra a nova cara da salsa. Nesse caso, se apresentando como um mambo característico:

Curtiu conhecer mais sobre a história da salsa e suas origens? Então, não deixe de compartilhar este artigo com seus amigos e amigas que possam se interessar pelo assunto!

É muito importante espalharmos boa música por aí, assim como divulgar as curiosidades sobre este gênero musical histórico!

Foto de Amana Dias

Amana Dias

Tradutora e professora de espanhol, é apaixonada por música e trabalha como analista de revisão e produção de conteúdo do blog e site em espanhol do Cifra Club desde 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK